sábado, 30 de abril de 2011

1º de Maio - Dia de luta dos trabalhadores

Declaração da LIT para o primeiro de Maio

Acesse no site do PSTU (www.pstu.org.br) a declaração da LIT-QI, nossa organização internacional:para o primeiro de Maio: A luta operária, internacional e socialista é mais atual que nunca! A declaração faz um histórico da data, presta apoio às revoluções árabes, a luta da juventude e dos trabalhadores europeus e propõe aos lutadores a tarefa de reconstrução da Quarta Internacional.

1º de Maio no Brasil
.

A CSP Conlutas prepara várias atividades em todo o país para marcar a data. Segundo o site da entidade (cspconlutas.org.br) "neste 1º de Maio teremos um motivo especial, é o primeiro ano do governo de Dilma, que pretende jogar por água abaixo leis trabalhistas e previdenciárias."

Pérola da Governadora Roseana Sarney

Em seu programa de rádio a ser veiculado no dia do trabalhador a governadora Roseana Sarney fará pronunciamento com as velhas promessas de desenvolvimento e progresso para o Maranhão: "O futuro já é presente no Maranhão"".

Duda Mendonça está de volta?

Quem escuta a mensagem radiofônica de Roseana....pode dizer que SIM! A mesma cantilena do período eleitoral, os 200 mil empregos, os 72 hospitais, implantação do pólo siderurgico, descoberta do gás, petróleo, etc e etc. Após quatro meses de desgoverno será preciso bem mais do que um bom marqueteiro para esconder o caos que se encontra o Estado.

Dados do Ministério do Trabalho desmentem Roseana

Segundo do Cadastro Geral de Empregados e desempregados (CAGED) anunciados em março foram 3.816 empregos eliminados. O vilão foi a Construção Civil que contribuiu com mais de 2.500 demissões. E então Roseana, como que é essa história mesmo de emprego?

10 de maio: Dia do Emprego...

A mídia do governo anuncia o dia 10 de maio como o dia do Emprego, data que será anunciada "o maior programa de capacitação profissional do país". Roseana investe pesado em mídia para tentar conter o avanço das mobilizações contra o governo. A medida que a greve dos professores vem dobrando o governo, outras categorias e movimentos podem se inspirar para enfrentar Roseana.

11 de maio: Dia de Fora Roseana Sarney!

Após a mobilização do dia 28 de abril organizada pela CSP Conlutas, ANEL e várias entidades sindicais e populares que agitou a cidade e cercou de solidariedade a greve dos educadores do Maranhão, já se prepara mais um dia de luta pelo Fora Roseana Sarney. Ações estão sendo organizadas para o dia 11 de maio. Mais um dia de luta, pois os maranhenses tem mais de mil motivos para protestar.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Confira como será o Dia Nacional de Mobilização (28 de abril) no Maranhão

Confira a programação do dia 28 de abril no Maranhão que terá além das mobilizações das categorias pela manhã um ato contra o Governo Roseana Sarney e em apoio à greve dos professores a partir das 15 horas na Praça Deodoro.

Sinasefe Campus Maracanã
Dia 28/04
Manhã - Café da Manhã e Caminhada no Campus
10:00h - Debate
Tarde - 15h Concentração na Praça Deodoro

Sinasefe Campus Monte Castelo
Manhã - Paralização com ato e panfletagem
Tarde - 15h Concentração na Praça Deodoro

Sintrajufe
27/04 - Paralização de 24hs
28/04 - Concentração na Praça Deodoro

APRUMA
27/04 - Manhã - 06h Panfletagem em frente ao Campus da UFMA
11hs - Panfletagem na Area de Vivência- Campus do Bacanga - UFMA

ANEL
27/04 - 11hs Panfletagem no RU da UFMA
28/04
Manhã - 08hs Panfletagem no IFMA Monte Castelo (antigo CEFET)
Tarde - 15h Concentração na Praça Deodoro

Bancários
28/04
Manhã - Retardamento da abertura de agências bancárias no centro da cidade
Tarde - 15h Concentração na Praça Deodoro


fonte: CSP Conlutas Maranhão

sexta-feira, 22 de abril de 2011

28 de abril: Um dia de lutas para dizer também Fora Roseana Sarney

Um dia de lutas...


Na quinta-feira, dia 28 de abril, será um grande dia de luta em todo Brasil. A data faz parte do calendário de mobilização tirado por diversas entidades do movimento sindical e popular do país, incluindo a CSP Conlutas contra os ataques do Governo Dilma.

Primeiro foi a aprovação do salário mínimo de fome de apenas R$545, depois foi o anúncio do maior corte orçamentário da história do país, no total de 50 bilhões, atingindo principalmente as áreas sociais e agora é a ameaça de ataques a direitos trabalhistas como a aposentadoria.


Fora Roseana Sarney agora nas ruas...


No Maranhão, motivos também não faltam para sairmos à luta. A greve dos trabalhadores da educação que já completou 50 dias continua firme em busca de suas reivindicações. O caos está instalado nos principais serviços públicos do Estado como a saúde e a segurança pública e enquanto isso vários escândalos estouram dentro do Governo Roseana.

Em março, o PSTU convocou um protesto na internet (twittaço) que colocou a campanha pelo Fora Roseana Sarney no topo dos assuntos mais comentados, ganhando o apoio e a solidariedade de todos os cantos do país. Agora é hora de levar nossas bandeiras para as ruas neste dia 28 de abril de 2011, assim como já fizeram os trabalhadores em 1951 contra o governo Vitorino Freire e a juventude em 1979 durante o Governo Castelo pelo direito à meia passagem.

Vamos unificar todas as mobilizações salariais do funcionalismo com as reivindicações do movimento popular por transporte, saneamento básico e saúde em um mesmo dia de luta para derrotar os ataques do Governo Dilma e Roseana e das prefeituras.


Não esqueçamos de João Castelo...


Em São Luís, é hora de dar uma resposta à Castelo (PSDB), eleito com fama de bom administrador e tocador de grandes obras, o tucano até agora tem sua administração marcada pela arrogância com o funcionalismo (como na greve dos professores no ano de 2010) e a omissão nos principais problemas da cidade como o transporte público, o trânsito e as vias intrafegáveis.



Estas serão nossas bandeiras no dia 28 de abril:



- Redução e congelamento dos preços;
- Aumento geral dos salários e das aposentadorias;
- Direitos sociais e trabalhistas;
- Valorização dos serviços e dos servidores públicos;
- Transporte público, de qualidade e não aumento das tarifas;
- Moradia digna para os trabalhadores;
- Não ao pagamento da dívida pública;
- Fora Roseana Sarney!
- Fora Honoráveis Bandidos!
- Unidos somos fortes!

domingo, 17 de abril de 2011

Protesto contra caos no transporte público de São Luís

Na sexta-feira (15) ocorreu mais uma manifestação de protesto contra o péssimo serviço de transporte público praticado na capital maranhense. Por volta das 18 horas vários usuários reclamavam da demora da linha Terminal BR-135 no Terminal de Integração do bairro da Cohama e exigiam aumento da frota de ônibus na cidade.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar foi chamada para conter os manifestantes e reprimiu com violência disparando vários tiros, agressões verbais e prendendo um trabalhador. Cerca de 200 pessoas revoltadas com a prisão quebraram quatro veículos e exigiam a liberação do manifestante. A manifestação só terminou por volta das 20 horas com a liberação do trabalhador e a chegada de três ônibus da linha.

Manifestações como essas tem se tornado frequentes em toda a ilha contra o caos que está instalado no transporte público. A redução da frota junto com os problemas do trânsito tem tornado a vida de quem precisa do transporte público um tormento: Longas esperas nas paradas e ônibus superlotados.

Quem usa transporte coletivo percebe que pagamos passagem muito cara, sabe a dificuldade de se locomover nos horários de pico, sabe que os abrigos nas paradas são insuficientes e na maior dos casos não protegem nada e sabe a dificuldade de voltar para casa depois das dez horas da noite, por exemplo. Os terminais de integração, embora viabilizem o pagamento de apenas uma passagem, em muitos casos aumentam o tempo de viagem e, provavelmente, ficam com uma superlotação que poderia ser evitada.

Por outro lado, há bastante tempo em nossa cidade, os donos de ônibus sempre colaboraram nas campanhas dos prefeitos e suas bases de apoio. O atual secretário de Transporte de São Luís, Clodomir Paz é do PDT, o partido que se beneficiou por 20 anos do esquema das empresas de transporte e Castelo se elegeu neste mesma estratégia.

O chamado “direito de ir e vir” é um dos fundamentais e se choca com a ganância por lucro dos empresários. Faz-se necessária uma atuação a partir da perspectiva dos trabalhadores e da juventude.

O PSTU defende:

- Estatização do transporte público e criação da empresa municipal de transportes coletivos (CMTC), sob controle dos trabalhadores e usuários.

- Garantia de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais;

- Fim das superlotações – garantia de quantidade máxima de passageiros nos coletivos;

- Passagens a preço de custo e passe livre para estudantes, idosos e desempregados;

- Realização de estudos e debates nos bairros no sentido de melhorar a integração das linhas de ônibus e estabelecer alternativas para melhoria do fluxo de veículos.


Com informações do Jornal Pequeno.