segunda-feira, 2 de abril de 2012

PSTU/MA realiza lançamento da Secretaria de Mulheres


Na última sexta-feira, dia 9 de abril, ocorreu o lançamento da Secretaria de Mulheres do PSTU Maranhão. Com a presença de trabalhadores, trabalhadoras e estudantes, o lançamento apresentou a Secretaria de mulheres como uma alternativa classista para organização das mulheres trabalhadoras.

Lourdimar Silva, militante do PSTU, apresentou a atividade explicando que este lançamento acontece num momento especial da conjuntura do país e mundial e que nossa luta pelos direitos das mulheres é também uma luta contra o capitalismo. Em seguida, houve uma fala da militante Claudicea Durans, que participou recentemente, como delegada, do V Encontro de Mulheres do PSTU e nos trouxe um resumo das discussões e deliberações do encontro. Enfatizou que a luta contra a opressão e exploração da mulher deve ser encarada, por homens e mulheres, como uma atividade diária e deve ser uma de nossas principais batalhas nos sindicatos e no movimento. Claudicea levantou também a necessidade do recorte racial como parte da luta contra o machismo, considerando que as mulheres mais atingidas pela opressão e exploração são as mulheres negras.

A atividade seguiu com uma breve saudação por parte de todos e todas que lá estavam presentes e logo após tivemos música e lanche para confraternizar o momento.

Devemos enxergar o lançamento da Secretaria de Mulheres como um importantíssimo passo na luta pela organização das mulheres trabalhadoras. Queremos construir uma forte organização onde as mulheres possam atuar em conjunto com os trabalhadores e a juventude na luta contra toda forma de opressão e violência às mulheres, combinando estas lutas mais especificas com a luta pela instauração do socialismo em todo o mundo, pois não há saída para as mulheres dentro do sistema capitalista.

Devemos enxergar no lançamento da Secretaria de Mulheres um importantíssimo passo na luta pela organização das mulheres trabalhadoras. Queremos construir uma forte organização de mulheres que possam atuar em conjunto com os trabalhadores e a juventude na luta contra toda forma de opressão e violência às mulheres, combinando estas lutas mais especificas com a luta pela instauração do socialismo em todo o mundo, pois não há saída para as mulheres dentro do sistema capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário