quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Porque ir às ruas para derrubar a Oligarquia Sarney?






 Por Micael Carvalho
Juventude do PSTU Maranhão

O Estado do Maranhão apesar de ser um estado com muitas riquezas, possui lamentáveis índices sociais, o maior déficit habitacional, o maior número de crianças analfabetas no país (quase quarenta por cento). E em 2008 no ENEM o estado ficou com o 8º pior índice de avaliação no exame. Além de ser reconhecido com o um dos estados com maior número de trabalho escravo, altos índices de desemprego e a falta de saneamento básico. Têm a segunda menor expectativa de vida entre os brasileiros. É o estado com maior taxa de mortalidade infantil e o maior percentual de domicílios urbanos (43%) com renda per capita de até meio salário mínimo. Todos esses dados refletem a dura realidade do nosso estado, onde há quase meio século é dominado pela família oligárquica Sarney.
José Sarney (PMDB - AP), o político com mais longa carreira parlamentar no Brasil (58 anos) foi Deputado Federal (eleito em 1954), Governador do Estado do Maranhão de 1966 a 1971, Senador da República (desde 1970), 31º Presidente do Brasil (1985-1990). Todos os mandatos envolvidos em esquemas de corrupção e se não bastassem esses números, José Sarney ainda foi eleito presidente do senado por quatro vezes, (1995-1997; 2003-2005; 2009-211; 2011-2012). A última presidência foi marcada por ondas de protestos em todo país, o #ForaSarney, onde a UNE não foi capaz de encampar essa bandeira, cumprindo mais uma vez seu papel governista, que ao invés de mobilizar os estudantes para a derrubada do Sarney no senado, foi na contramão das lutas, com direito a foto e conversa de sofá juntos.
Seus três filhos, Roseana Sarney, Fernando Sarney e José Sarney Filho, são investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e processados na Justiça. O próprio José Sarney é campeão nos escândalos de corrupção. Não declarou à Justiça Eleitoral (1995-2006), contratação de membros de sua família (nepotismo), dentre outros.
 A atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA) não é imune nessa ficha. É investigada pelo MPF, por uso de passagens aéreas com dinheiro público para transportar familiares e amigos. Recentemente a governadora vetou a lei contra a escravidão no Estado, com argumentos de que o texto era inconstitucional. Sabemos muito bem o motivo que a família se posiciona contra a liberdade dos trabalhadores.
Dia 07 de agosto, Roberto Gurgel, Procurador Geral da República, enviou o parecer de cassação à Roseana Sarney (PMDB), e seu vice, Washington Luis (PT), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010. Além disso, Roseana responde a outro processo no TSE, envolvendo 168 mil na compra de apoio político pela coligação “União Democrática Independente” (PSL/PTC).  

A verdade é dura, Sarney apoiou a ditadura!
Durante o período em que o Brasil viveu os momentos de chumbo, de tortura, anos de escuridão que acabaram com democracia e os direitos humanos, Sarney esteve ao lado dos opressores e ditadores. Foi esse regime ditatorial que ele ajudou a construir, para se apoiar as eleições para Governador do Estado do Maranhão em 1965.
A União Democrática Nacional – UDN (partido de Sarney na época) aplaudiu de pé o golpe militar de 1964, e os Atos Institucionais – AI. O patriarca também foi presidente da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e do PDS (Partido Democrático Social). A história é clara, Sarney foi capacho da ditadura e dos militares golpistas.
Por isso precisamos ousar, rebelar contra esse governo e acreditar que um mundo livre é possível. Acreditar que a mesma juventude que derrubou as tarifas, a PEC 37, a Cura Gay, ocupou a Câmara de Vereadores de São Luís, vai ocupar o Palácio dos Leões e derrubar a Oligarquia Sarney.

A juventude não pode esperar. Nossos sonhos tem pressa, a hora é agora!
As jornadas de junho levaram milhões de brasileiros(as), em sua maioria jovens, às ruas, mostrando que anseiam por um Brasil melhor e mais justo. Um país e um mundo, onde a juventude possa ter direito ao futuro. O direito de sonhar e de ser livre.
Hoje, a juventude é o setor da sociedade que mais sofre com todos os problemas em nosso país. Milhares de jovens estão fora das escolas e universidades, outros muitos encontram-se desempregados. O acesso à cultura e ao lazer é escasso. Os índices são claros, 74% dos jovens nunca foram ao teatro, 49,6% nunca foram ao cinema e 44,6% nunca entraram num estádio ou ginásio. Se já era pouco esse acesso, agora esses índices aumentarão ainda mais com a aprovação do Estatuto da Juventude, que restringe o direito a meia-entrada para 40%, refletindo um atraso a todas as lutas conquistadas nas últimas décadas. A realidade da mobilidade urbana precária e sucateada, que retira o direito à cidade, a educação, a cultura, ao lazer, à saúde, a profissionalização, mostra que devemos transformar a realidade, reinventar e revolucionar!
Por isso é preciso que a juventude com toda sua força e ousadia, mostre nas ruas que é preciso lutar por um mundo melhor. Não podemos mais esperar! Nossos sonhos têm pressa, a hora é agora!

Dia 30 de agosto: Unificar as lutas!
A juventude nas ruas contagiou a classe operária, que cruzou os braços na greve geral do dia 11 de julho. Agora, temos um novo desafio pela frente: realizar um dia nacional de greve nas escolas e universidades de todo o Brasil. Nossa unidade com os trabalhadores pode mudar o país.
Sabemos que os desafios são muitos. Porém, a juventude do PSTU a partir das entidades que dirige ou está presente, como a ANEL, Diretórios e Centros Acadêmicos se prepara para os desafios que virão! Nós queremos transformar em ação os sonhos da juventude para ter o direito ao futuro e um mundo livre de toda a exploração e opressão!
30 de agosto será o dia em que os estudantes e trabalhadores vão mostrar sua força exigindo o #ForaRoseanaSarney. Basta Oligarquia! Queremos um Maranhão LIVRE! Neste dia São Luís vai conhecer a explosão de luta da juventude
Dia 30 de agosto as bandeiras vermelhas voltarão às ruas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário