domingo, 27 de fevereiro de 2022

Braide Mentiu. É preciso reverter o aumento das tarifas em São Luís!

 

Em pleno carnaval, o prefeito Eduardo Braide, do Podemos, resolveu passar por cima da própria palavra e aumentou as tarifas dos transportes públicos de São Luís.

Primeiro incorporou o personagem de Papai Noel dos ricos e, em pleno fim de ano, transferiu 12 milhões de reais para o SET sob alegação de que tal verba seria para evitar greves e aumentos de passagens. Mas conforme nosso ex candidato a prefeitura de São Luís, Hertz Dias, declarou, em entrevista concedida a um programa da Band em outubro do ano passado, tudo estava se encaminhando para que eles aumentassem as tarifas justamente no domingo de Carnaval, tal como João Castelo e Edvaldo Holanda já haviam feito, com total conivência da câmara de vereadores. Dito e feito!


É PRECISO ESTATIZAR OS TRANSPORTES COLETIVOS DE SÃO LUÍS

Atribuindo um valor mínimo de 5 reais gastos por cada um dos 700 mil passageiros que se locomovem por dia na grande São Luís, chegamos a um valor de aproximadamente 3,5 milhões de reais arrecadados por esses empresários todo santo dia. Por mês esse valor chega a quase 100 milhões de reais, ou seja, é mais de 1 bilhão por ano. Lembrando que o valor de referência diária de 5 reais leva em consideração meia passagem e passe livre, mas certamente o gasto médio diário é muito superior a isso.

Acrescente-se a isso o valor do subsídio que a prefeitura transfere anualmente para esses parasitas, que era de 20 milhões em 2020 e passou a 23 milhões em 2021. Somado esse valor aos 12 milhões que Braide resolveu repassar a essa gente, temos aí 35 milhões de subsídio. Um acréscimo de 15 milhões de um ano para o outro, enquanto milhões de ludovicenses estão tendo seus salários reduzidos ou amargando o desemprego e a fome.

Se não bastasse tudo, Braide ainda encheu o peito de orgulho para afirmar na imprensa que entregou 70 ônibus novos para os empresários em 2021.

Deduze-se daí que quem tá bancando a renovação da frota e pagando os salários dos Rodoviários é justamente a prefeitura, enquanto os empresários lucram bilhões, demitem cobradoras e ainda aumentam o valor das passagens. É muita baba.

Se é pra prefeitura bancar tudo e ficar sem nada, porque então não assumir definitivamente o controle dos transportes Coletivos?

Se já existe a Companhia Municipal de Transportes, porque então não colocá-la em atividade?

Quando nós do PSTU falamos de ESTATIZAÇÃO estamos defendendo isso.

Porém, com um prefeito papai Noel de empresários e uma câmara de vereadores submissa aos mesmos, resta-nos uma saída que a população de São Luís se mobilizar para pressionar tanto o executivo quando o legislativo municipal a acabar com essa farra dos empresários e ESTATIZAR os transportes públicos do município de São Luís, o que garantiria não só a melhoria da qualidade dos serviços, mas também uma redução significativa do valor das passagens rumo a uma tarifa social.


Abaixo o aumento das passagens!

Pela imediata ESTATIZAÇÃO dos transportes coletivos de São Luís!

Nenhum comentário:

Postar um comentário