domingo, 20 de fevereiro de 2011

Juventude debate Revolução no Egito

A juventude do PSTU realizou neste sábado (19) o debate "O papel da juventude nos processos revolucionários. Um debate sobre a situação atual do Egito" que contou com a presença de vários ativistas. O tema da revolução egípcia gera principalmente na juventude muita curiosidade e interesse haja vista o papel de vanguarda desempenhado pelos jovens egípcios durante o processo revolucionário.

As inúmeras imagens e vídeos do Egito que chegaram pela TV e internet nestas últimas semanas e ao final a queda do ditador Mubarak encheram de ânimo muitos jovens de várias partes do mundo que lutam nas escolas, nas universidades e nas periferias por um mundo diferente e enfrentam o ceticismo que existe nestes setores.

Durante o debate foram exibidos vídeos das manifestações na praça Tahrir e as músicas que embalaram a revolução egípcia. As intervenções no debate puderam dar uma visão do contexto histórico do Egito e as lições que a revolução deixa para os ativistas de todo o mundo. Primeiro, que a derrubada da ditadura de Mubarak tem que ser só o começo e se faz necessário continuar as mobilizações e segundo a necessidade de um partido revolucionário.

Os presentes ainda destacaram o papel da religião no mundo árabe, a opressão das mulheres no Oriente Médio e ressaltaram também que o continente africano (Tunísia, Argélia, Líbia) vem sendo palco de inúmeros levantes neste início de ano contra governos autoritários.

Veja as fotos de como foi mais uma atividade do PSTU em sua sede no Monte Castelo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário