domingo, 23 de junho de 2013

Marcha em São Luís reúne 30 mil contra Sarney e a direita perde as estribeiras




Foi lindo. Mais de 30 mil pessoas caminharam da Praça Maria Aragão até a Praça Dom Pedro II onde ficam localizados o Palácio dos Leões, sede do governo estadual, e a sede da prefeitura municipal de São Luís.

Desta vez o ato teve um tom mais politizado. Militantes de diversas organizações como da Coordenação do Acorda Maranhão, CSP-Conlutas, ANEL, DCE-UFMA, OAB-MA, Movimento Hip Hop Quilombo Urbano, Luta Popular, Movimento Negro Quilombo Raça e Classe, MST, PSTU, PSOL e tantas outras entidades.

A chuva torrencial que caia dos céus de São Luís não desaqueceu a indignação e a vontade de luta dos manifestantes. Apesar do grande mote dessas mobilizações em todo o país girar em torno da redução das tarifas dos transportes coletivos, o elemento político que tem unificado todas as entidades e manifestantes no Maranhão tem sido o FORA SARNEY.  

Também chamou atenção a entrada em cena de muitos jovens dos bairros pobres de São Luís. O movimento Hip Hop Quilombo Urbano desempenhou um importante papel no diálogo com esses jovens, sobretudo depois que chegou às informações de que deputados ligados ao grupo Sarney como Roberto Costa (PMDB) estava recrutando jovens nas periferias para atacar manifestantes de esquerda nesses atos. Com as pulsantes e esclarecedoras falas de diversos militantes a direita gangster ficou desmoralizada e sem chão.

PC do B, PMDB e falsos punks jogando sujo contra os lutadores honestos

Meia hora depois da caminhada vitoriosa chegar à Praça Dom Pedro II, alguns punks de um grupo conhecido como “Os Caveiras” resolveram se unir aos agressores do PMDB e da UJS (PC do B) que estavam com um potente trio elétrico, mas sem saber o que dizer aos manifestantes a não ser incitar o ódio aos militantes dos movimentos sociais e da esquerda de luta. O grito fascitoide “Sem  Partido” já não está mais tendo tanta ressonância entre os presentes que estão indo a essas marchas se manifestar contra os governos e não contra organizações de esquerda. 

Desesperados com o tom anti-sarneysta do ato, esses indivíduos irresponsáveis resolveram jogar objetos e pedras nos coordenadores do ato que estavam em cima do carro de som. Depois resolveram partir para a agressão física contra os manifestantes de esquerda.

Por prudência, os representantes das entidades supracitadas resolveram retirar o carro de som do meio do tumulto para evitar qualquer incidente mais grave. Alguns minutos depois os sarneystas e o PC do B se deslocaram para a ponte do São Francisco. Não demorou muito para a “micareta gângster” terminar num quebra quebra generalizado. Isso por que a juventude ali presente percebeu que aqueles que gritavam “Fora Partido” eram quase todos militantes de partidos ligados ao grupo Sarney ou ao PC do B.

Pela punição e execração da Gang Sarneysta do meio do movimento

As entidades filiadas a CSP-Conlutas vão entrar com uma representação junto ao Ministério Público responsabilizando o deputado Roberto Costa, o Governo do Estado e a própria Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão por qualquer agressão física que venha acontecer com nossos militantes ou com qualquer individuo presente nestas manifestações.

Ficou claro no evento que estava tudo armado e que a própria Policia Militar não moveu um dedo para prender esses delinquentes profissionais. Temos vídeos e fotos que demonstram claramente quem são esses agressores e a completa omissão da Polícia Militar em relação aos mesmos. E a prova maior disso tudo foi o fato da própria PM está infiltrada no meio dessas manifestações.  Num movimento legitimo com este não pode comportar grupos dirigidos por parlamentares delinquentes.

Na próxima Terça-feira tem a marcha “Periferia vai ao Centro” com concentração a partir das 16h na Praça Deodoro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário