quarta-feira, 26 de junho de 2013

Polícia Militar amplia repressão às manifestações populares em São Luís


Oligarquia Sarney tenta calar o grito das ruas de “Fora Sarney”

As manifestações populares estão se espalhando em todo o Estado do Maranhão. Mais de 20 cidades já realizaram protestos nas últimas semanas como parte da onda de mobilizações que varre o país de norte a sul. Nos atos e passeatas as vozes exigem dos governantes melhores condições de saúde, educação, saneamento básico e transporte. Mas uma caracteristica marcante na grande maioria destes protestos é o rechaço aos Sarneys. Sem dúvida as palavras de ordem mais puxadas nos atos e passeatas exigem o fim da oligarquia no Maranhão! 

No início a mídia sarneysta tentou esconder as mobilizações anti-Sarney ou taxá-las de despolitizadas. Sem obter sucesso, passou a reprimir violentamente os protestos com uso da cavalaria e da tropa de choque como aconteceu nas manifestações pacíficas da segunda-feira (24) na Assembleia Legislativa, Renascença e Anjo da Guarda. Nesta terça-feira (25) novamente houve repressão violenta contra manifestantes no retorno da Forquilha.

Também nesta terça-feira, a CSP Conlutas, a ANEL e diversas organizações de esquerda se reuniram em frente a Biblioteca Benedito Leite na praça Deodoro para protestar e a Polícia Militar estava em número desproporcional. A passeata desceu a Rua da Paz e terminou com um ato na Praça João Lisboa. Foi uma importante atividade que reuniu estudantes, trabalhadores da cidade, quilombolas e representantes indígenas para apresentar um conjunto de reivindicações e um programa de luta para as mobilizações.

Apesar do sentimento antipartido presente em algumas destas manifestações, nós do PSTU prestamos solidariedade aos ativistas honestos que estão nas ruas neste momento denunciando as mazelas que existem em nosso Estado com a clareza da necessidade desta luta ser contra esta oligarquia que governa este estado há mais de 45 anos. Há tempos denunciamos que esta oligarquia perversa é responsável pela destruição da economia maranhense colocando o nosso povo na miséria e pelo genocídio da juventude da periferia. Por isso nosso Partido em todos esses anos tem sido vítima de vários ataques e calúnias.

Se a onda de repressão policial que se deu nos protestos em São Paulo ao invés de fazer o movimento retroceder só deu mais força às lutas, aqui não há de ser diferente. Além da truculência da polícia militar durante as manifestações, a governadora não se cansa de usar das mentiras para tentar enganar o nosso povo. Depois da refinaria da Petrobrás, Roseana promete resolver o problema da mobilidade urbana resgatando o projeto de VLT do ex-prefeito João Castelo. Nossa luta é por transporte público de qualidade e reforma agrária já. O Egito, a Tunísia e a Líbia deram o exemplo, é preciso derrotar a Oligarquia Sarney nas ruas.

Sarney ladrão, devolve o Maranhão!
Cassação imediata de Roseana Sarney!
Fora Sarney! Por um governo dos trabalhadores do campo e da cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário