quinta-feira, 26 de julho de 2012

PSTU realiza Seminário de Programa em São Luís


Aconteceu neste sábado e domingo (21 e 22 de julho) o Seminário de Programa do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU): “Uma São Luís para os trabalhadores”. A atividade ocorreu na sede do Partido, no Monte Castelo, e contou com a presença de militantes e simpatizantes do PSTU.
Os temas debatidos foram educação, saúde e reforma urbana. A discussão contou  com a participação de importantes ativistas e intelectuais que apresentaram um diagnóstico da cidade e discutiram um programa que aponte uma alternativa para melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

Educação
O primeiro tema debatido foi a Educação. A palestrante foi a professora Fátima Felix, pós doutora em Educação pela UNICAMP,  que apresentou o quadro caótico da educação municipal e discutiu a forma que o programa para a educação deve ser apresentado para os trabalhadores.
A candidata a vereadora pelo PSTU, Professora Dolores 16456, apresentou o programa de educação do partido e vários pontos de revindicação dos trabalhadores da educação e a necessidade de ruptura com a atual estrutura para garantir educação de qualidade para os filhos da classe trabalhadora.

Saúde
Na parte da tarde, o debate sobre Saúde foi feito pelo médico e militante José Ribamar Novaes e pelo estudante de Farmácia da UFMA, Nelson Machado. Foram tocados em temas como a questão do programa Saúde da Família e a precarização do trabalho no setor.
“A Saúde na cidade de São Luís, assim como em todo país, vem sofrendo um processo de privatização e precarização muito grande” afirmou Nelson. “A conseqüência é que os trabalhadores estão sendo privados de um atendimento médico de qualidade que auxilie na prevenção de doenças” complementou Novaes.

O direito à cidade
Já no domingo, a palestra com o advogado e militante Diogo Cabral entusiasmou os presentes com uma análise histórica do processo de ocupação do solo urbano da ilha: O êxodo rural, a construção dos conjuntos habitacionais, as ocupações urbanas nos últimos 20 anos e o boom imobiliário vivido atualmente.
Hoje, a região metropolitana de São Luís é dividida entre poucos e grandes grupos imobiliários nacionais e internacionais que travam uma luta mortal contra as comunidades tradicionais da ilha. “A luta contra os despejos deve ser destacada neste período eleitoral e não pode ser esquecida depois”, afirmou Diogo Cabral.

Novos debates virão
Finalizada esta etapa, os presentes discutiram a necessidade de debater outros temas como a mobilidade urbana, o tema das opressões, da violência urbana. “Um calendário de debates será feito durante toda a campanha eleitoral”, finalizou a candidata a vice-prefeita Katia Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário